





Passo a passo: Como fazer um Wabi-kusa
A história do Wabi-Kusa
Como qualquer forma de arte verdadeira, o paisagismo tem continuado a evoluir e a desenvolver a cada nova geração que se entrega a ele. Uma vez que osaquascapers haviam dominado a arte de criar jardins vivos subaquáticos, queriam um novo desafio. Isso, juntamente com a crescente e globalizante população do planeta e a crescente escassez de espaço, naturalmente, levou os pioneiros do aquapaisagismo, como Takashi Amano, à explorar um novo conceito; aquascapes em miniatura.
Estes aquascapes (paisagismos em miniatura) forneceram um novo desafio, algo que é sempre, desesperadamente, cobiçado por aquacapers. Permitiu até mesmo às pessoas de pouco espaço, a possibilidade de obterem um “jardim aquático” dentro de suas casas e escritórios.
Muitos benefícios do Wabi-kusa (侘び草) para aqueles que o possuem é a beleza natural, maior relaxamento, redução dos níveis de estresse e um senso de criação artística combinada com um senso de ciência natural e evolução. Estes mundos em miniatura vieram a ser conhecidos como aquascapes “nano”, e foram seguidos de perto por versões ainda menores chamados de aquascapes ‘Pico’. (Exemplo na figura ao lado).
Definição
Não há tradução literal de “Wabi-Kusa” no idioma português. “Wabi” denota algo estético, imperfeitamente bonito e natural (como em wabi-sabi). ‘Kusa’ significa “planta”. Portanto, “Wabi-Kusa” não pode ser traduzido literalmente. Ela denota algo natural, bonito, doce, imperfeito e envolvendo plantas. O idioma português não é claramente conceitual, nem suficientemente evoluído com uma única palavra que possa expressar todas essas conotações, e é provavelmente por isso que temos mantido o nome “Wabi-Kusa”; para manter a elegância simples dos conceitos que o nome japonês indica.
O que são “Wabi-Kusa”
Wabi-Kusa são bolas de substrato cobertas com plantas cultivadas em sua forma terrestre, muito semelhante às plantas cultivadas em sistema hidropônico em viveiros. Estas bolas de substrato são colocadas diretamente em um pequeno recipiente de vidro com um pouco de água e em seguida deixadas crescer naturalmente.
Esta é uma abordagem muito diferente das técnicas de aquascaping, onde o layout do aquário é planejado com cuidado requintado e as plantas são cuidadosamente mantidas. O Wabi-Kusa permite a natureza fluir livremente, e, como tal, eles produzem resultados impressionantes. Wabi-Kusa é uma celebração da selvageria da natureza, e exatamente por isso, é extremamente sedutora e inspiradora – um pedaço da Natureza dentro de sua casa, quarto ou escritório.
O poder compulsivo de um Wabi-Kusa é inegável. Uma vez que o Wabi-kusa é concluído no recipiente de vidro com a planta, alguns centímetros de água são adicionados, de acordo com as plantas e a forma do recipiente que se está usando. Feito isso, basta colocar o Wabi-Kusa sob uma luz adequada para o crescimento das plantas.. Em seguida, sentar e testemunhar a beleza simples da complexidade caótica da natureza. É importante certificar-se de que a luz é adequada para o crescimento das plantas – qualquer varejista especialista deve ser capaz de aconselhá-lo sobre isso.
Benefícios do Wabi-Kusa
• Eles são mais baratos do que comprar um aquário e um móvel;
• Ocupam um espaço muito pequeno;
• Podem ser usados como abajur de cabeceira ou luminária de escritório;
• Eles são simples de usar;
• É muito fácil para obter resultados de tirar o fôlego com um Wabi-Kusa;
• Não exige muito conhecimento ou experiência em aquapaisagismo.