





Entrevistado: Jefferson Matizonkas
Nome: Jefferson Matizonkas
Idade: 32
Cidade: Balneário Camboriú
Profissão: Empresário
1} Qual é o seu peixe preferido e por que?
Entrevistado: Todos tem sua particularidade, mas em minha opinião o Black Ocellaris Snow Ice é o mais bonito, pelo seu jeito peculiar de nadar e por suas manchas disformes em preto e branco.
2} Quais os tipos de aquário que você possui atualmente?
Entrevistado: Tenho atualmente apenas dois tipos, plantado e marinho.
3} Como destaca a importância do aquarismo em sua vida?
Entrevistado: Na correria do dia a dia, não temos tempo para pensar em quão bela a natureza é e estar próximo dela através de meus aquários é o que me acalma após uma longa semana de trabalho.
4} Qual sua maior alegria com o aquarismo?
Entrevistado: A oportunidade de reproduzir o habitat ideal para meus animais, sendo testemunha de suas perfeitas imperfeições, o nature aquarium tem me fascinado a cada dia mais.
5}Segundo pesquisas recente os peixes ornamentais então 2º lugar na preferência de bichos de estimação no mundo, por que no Brasil a realidade é outra! Qual é sua opinião sobre isso?
Entrevistado: Talvez por que o povo brasileiro veja o aquário mais como um item de decoração. Com tão pouco espaço para se ter um animal em casa, com tantos condomínios verticais, os peixes ocupam bem menos espaço com certeza, mas muitos ainda não estão no hobby porque julgam trabalhoso demais. Não creio que seja o mais importante para o hobby a notícia de que os peixes estão em segundo lugar de fato, poderiam estar em primeiro se informações de qualidade fossem passadas adiante, o aquarismo moderno não consiste apenas em se ter peixes, talvez estes dados sejam tão altos por conta da venda computada, muitos brasileiros ainda carentes de conhecimento, compram peixes e os deixam morrer facilmente, sendo assim, o comercio é constante e a velha frase que aquário dá trabalho perdura. Minha opinião, me preocupar em transmitir informações com procedência e de qualidade sim é o importante, para que o hobby cresça cada vez mais, porque o hobbysta aprendeu como manter um belo aquário natural sem frustrações e perdas, com consciência de que se tem uma vida presa dentro de uma caixa de vidro, e que para esta se manter saudável necessita, única e exclusivamente de sua dedicação, assim como qualquer outro animal bem cuidado. Quantos vídeos de pessoas maltratando cachorros e gatos já vimos? E quantos vídeos de pessoas que se julgam aquaristas, fazendo cada absurdo em seus aquários? Não basta ser preferência sem que haja consciência.
6} qual é o tipo de aquário que você sempre desejou ter e ainda não pode ter?
Entrevistado: Estou satisfeito com os aquários que já tive, acho que o desejo de todo aquarista apaixonado é ter o maior possível.
7} Já participou de algum concurso?
Entrevistado: Por 2 anos venho me aprimorando para que um dia possa ter um aquário inscrito nos principais concursos. Minha intenção com isto também não é ganhar mas sim ter o feedback dos principais aquaristas do mundo. Ter a atenção deles para uma montagem minha seria realmente único.
8} 3 virtudes que não podem faltar para um bom aquarista?
Entrevistado: Paciência, disciplina e perseverança.
9) Nos conte um momento inesquecível que viveu no hobby?
Entrevistado: Sempre que um de meus animais se reproduz, sem sombra de dúvidas isto é o mais gratificante.
9} Conselho para quem está iniciando?
Entrevistado: Na natureza, tudo acontece lentamente, respeite este tempo, busque informações de qualidade, não saia tentando tudo o que lhe dizem, saiba perguntar para que as respostas venham. Compre livros e os leia quantas vezes forem necessárias.