
Como confeccionar e preparar cascas de coco para decoração do seu aquário.
Em seguida mostrarei o passo a passo para a criação de cascas de coco para utilizar na decoração de aquários. Lembro que este não é o único método de se fazer isso, mas dá certo e é bastante simples.
Materiais necessários:
-Coco seco
-Serra comum
-Recipiente com água
-Água sanitária
-Esponja comum
-Faca pequena
- Panela
1º Passo - Escolha do coco: Nos mercados, feiras, ou onde você for comprar, encontrará vários tamanhos de coco, dê preferência para os maiores, pois a casca é mais grossa e resistente, o que facilitará a sua limpeza. Nada impede de utilizar menores, porém o risco de se quebrar durante o processo é maior. Se quiser, retire o excesso de fiapos da casca com as mãos.
2º Passo – Retirar a água: No coco seco existem três marcas escuras, de textura diferente do resto do coco. Uma dessas três marcas é mais mole que as demais, utilizando uma faca, e se precisar, um saca-rolhas, facilmente se consegue furar e retirar a água.
3º Passo – Cortando o coco: Bom, existem várias maneiras de se cortar, ou partir o coco. Pode se quebrar com batidas secas com uma faca grande (lado oposto ao fio), enrolar em pano e quebrar e contar com a sorte, etc. Porém, para ter o formato como você quer, utilize uma serra simples, ou alguma ferramenta de corte mais eficiente. Lembrando que a casca apesar ser muito resistente, ela a partir de qualquer rachadura pequena pode se partir por inteiro. Para obter o formato de oca, deve se fazer dois cortes no coco:
1-Faça um pequeno corte na parte onde a casca possui a maior concentração de fiapos, ou seja, no lado oposto às três marcas escuras supracitadas. Com isso, já teremos um pequeno buraco no coco, que será a “porta de entrada” para os peixes.
2- A partir disso, agora iremos fazer um corte maior que partirá da base do circulo aberto com o primeiro corte, que dará o formato final que desejamos.
(obs: não corte o coco na metade, pois tornará a abertura da oca muito pequena. E, para cortar, peça ajuda para outra pessoa para segurar o coco, se não terás muita dificuldade)
4º Passo – Retirar a polpa: Existem diversas maneiras para retirar a polpa do coco com mais facilidade. A mais simples é pela variação de dilatação, ou seja, congelar ou aquecer o coco. Eu dou preferência ao congelamento. Após congelar, espere descongelar (pode utilizar micro-ondas para agilizar o processo), aí então com ajuda de uma faca pequena, faça pequeno cortes em toda a polpa, e vá retirando. Lembrando que em volta da polpa há uma “película” grudada à ela, o que facilita sua retirada.
(obs: existem vídeos na internet onde mostram pessoas que conseguiram descolar a polpa por inteiro com este processo, mas eu não consegui, só posso afirmar que auxilia bastante para retirar a polpa)
5º Passo – Retirar as sobras da polpa: Após retirar a polpa manualmente, mesmo que você não perceba visualmente, ainda restarão alguns vestígios da polpa no coco. Então, coloque o coco em um pequeno recipiente com água, pode ser um balde comum, e adicione um pouco de água sanitária. O deixe por algumas poucas horas e verás que o resto da polpa ficou esbranquiçado. Retire a água do balde, enxague o coco, e com uma esponja limpa esfregue a parte interior até não restar mais nada da polpa. Após realizar este processo, deixe o coco mergulhado na água para retirar a química.
6º Passo – Retirar os fiapos da casca: Chegamos à parte mais “chata” do processo, pois exige paciência. Com a ajuda de uma esponja, esfregue a parte exterior da casca até deixar ela praticamente lisa. Retirar totalmente é quase impossível, mas é importante retirar os excessos, pois estas “substâncias” presentes na parte externa podem se soltar com o tempo, e sujar a água do seu aquário.
(obs: Se a camada externa for muito espessa pode-se utilizar uma faca como auxilio.)
1- Antes
2- Depois
7º Passo – ferver a casca: Ferva a casca por alguns minutos. Este processo não é obrigatório, mas é bom para soltar algum excesso ainda presente na casca. Não se preocupe com a cor que a água ficará durante a fervura, isto é normal, o coco não irá alterar a água do seu aquário, em princípio. Após ferver, coloque o coco em água em temperatura ambiente novamente.
8º Passo – Secar ao sol: Para finalizar, coloque o coco para secar no sol. Quando estiver bem seco, mergulhe na água novamente, e pronto, sua toca de casca de coco está pronta para seus peixes.
Credito By: Rodrigo E. Welter





